Formato: Brochura
Páginas: 100
ISBN: 978-85-61834-05-0
Lançamento: 2009
Autor: Sérgio Wrublevski
Os gregos cunharam não somente os princípios indo-europeus do pensamento e da civilização ocidental, mas também iniciaram a tradição de aperfeiçoamento institucional da justiça, dentro dos limites e das possibilidades da época histórica.
Embora os gregos nem sempre tenham conseguido manter a radicalidade do questionamento sobre a justiça, foram eles – no final do século VI até o final do século V A.C. - que conseguiram realizar um modelo de “pura democracia”, constituindo, originariamente, um paradigma capaz de orientar todas as modulações históricas que a questão recebeu nesta longa tradição. Platão é o grande eco na filosofia e na cultura grega desta experiência originária da justiça.
O autor Sérgio Wrublevski nasceu em 1946 em Canoinhas, SC. Graduou-se em filosofia e teologia, cursou pós-graduação em filosofia na Alemanha. Obteve o diploma de mestre em filosofia com a dissertação sobre o Poema de Parmênides. Defendeu a tese de doutorado em filosofia sobre a questão da justiça em Platão (UFRJ).
Por mais de 25 anos ensinou filosofia, em diversos lugares: Itália, Paraná e Rio de Janeiro, onde atualmente leciona história da filosofia antiga e contemporânea. Foi aprovado no concurso público para professor adjunto na UFRJ. É redator da Revista “Repensar” e diretor-presidente da Daimon Editora.