Formato: Brochura
Páginas: 310
Lançamento: 2010
Autor: Sérgio Wrublevski
“Em toda leitura e interpretação de um texto está em jogo a capacidade de pensar de quem lê e interpreta. “A filosofia não é uma doutrina. É uma atividade”, diz Wittgenstein, no Tractatus; a atividade de aprender e ensinar a pensar. A tarefa do pensador não é construir respostas nem formular teorias. Isto é coisa de cientista. A tarefa do pensador é examinar as irrupções das diversas respostas e teorias em seus respectivos pressupostos de sustentação.”
Emmanuel Carneiro Leão escreveu e publicou, pela editora Vozes, Aprendendo a Pensar I e Aprendendo a Pensar II. Mais tarde reformulou e publicou, pela Daimon Editora, o livro Aprendendo a Pensar I, organizando-o em dois temas: modernidade e religiosidade, onde estão incluídos, neste último tema, o seus artigos sobre filosofia medieval. O livro contém vários textos inéditos e procura facilitar a pesquisa dos interessados nos respectivos temas.
Neste presente trabalho Filosofia Grega, Uma Introdução, o professor concentra tudo que escreveu sobre este assunto. Os textos estão articulados, dentro de uma cronologia histórica, de maneira que a obra, neste aspecto, busca a objetividade de um manual, sendo que o sentido do pensamento, aqui desenvolvido, reflete o empenho de ensinar a pensar.
Prepara Uma Introdução ao Sofista, de Platão como próximo lançamento, para o inicio de 2011. Também está sendo organizado pela Daimon Editora um volume de textos do mestre sobre filosofia contemporânea, pensada nos múltiplos aspectos da atualidade: ética, linguagem, psicanálise, ciência, técnica, etc...
Emmanuel Carneiro Leão, prof. de Filosofia da UFRJ, emérito pela mesma univer-sidade, ex-aluno e discí-pulo de M. Heidegger, filósofo brasileiro, sempre teve como sentido de vida ensinar e aprender. Não como duas atividades distintas que alguém venha exercer na vida, mas como o fundo de todas as suas realizações. Constitui esta abertura a disposição generosa e o desprendimento do pensamento radical, um pensamento que não pensa, apenas, conteúdos, mas lança-se na revolução do novo. Em tudo que faz, em tudo que é, a unidade profunda de ser e pensar aparece em todo seu vigor de transformação e permanência. Emmanuel Carneiro Leão, um pensador.