Formato: Brochura
Páginas: 105
ISBN: 978-85-61834-02-9
Lançamento: 2009
Autor: Alexander Weinberg
“Na intenção de chegarmos à essência do significado da palavra virtual a partir de seu uso contemporâneo, acreditamos que a análise deva ser feita no período compreendido entre o momento do aparecimento do sujeito pensante na Modernidade e o atual momento pós-moderno. Considerando a virtualidade como um problema de representação, ou cognitivo, sua análise do ponto de vista filosófico pode ser feita mediante a identificação dos modos da presença da virtualidade nos atos do indivíduo. “
“O que é o virtual?”
Trata-se de uma investigação filosófica sobre a complexa tessitura que forma o que conhecemos como mundo da virtualidade contemporânea, e que o homem hodierno encontra na computação, na informática, na automação, no potenciamento da inteligência, etc.
No presente livro Alexandre Weinberg, engenheiro e mestre em filosofia, considera a virtualidade como um problema cognitivo a ser desvendado em seus nexos estruturais de mundo a partir da dinâmica da consciência. Neste interesse examina as estruturas típicas e fundamentais da consciência moderna, centradas na cisão sujeito-objeto, a partir do que, segundo Weinberg, se dá e se impõe o retorno de um novo monismo enquanto realidade histórica característica da pós-modernidade.
Alexandre Weinberg nasceu em 1936 na Rússia, é formado em engenharia e mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Reside atualmente no Rio de Janeiro.
Publicou uma tradução dos Poemas da Primavera (Frühe Gedichte) de R. M. Rilke (1994) e o livro Reflexões de Viagem (Ganesha)(1995). São de sua autoria também “Notas sobre o conhecimento pós-moderno” (Revista de Filosofia da SEAF, vol. 7, 2008).