Formato: Brochura
Páginas: 220
ISBN: 978-85-61834-14-2
Autor: Amariles Guimarães Hill
O livro procura mostrar o sentido que os nomes próprios das personagens de Guimarães Rosa recebem. Significam não apenas a usual identificação de alguém, mas sobretudo deixam aparecer o modo de ser que o papel de cada personagem desempenha na estória. Sem se dar conta, através do nome próprio, o leitor é introduzido, desde o início do texto de Rosa, no vasto mundo interior das personagens.
Para sustentar seu trabalho, Amariles contribui com pesquisas e reflexões sobre a ambiência histórico-religiosa dos contextos, em que se desenvolvem as narrativas, as construções mitológicas do imaginário popular que povoam as estórias, bem como sobre as concepções metafísicas, taoistas, místicas e psicanalíticas que ajudaram a construir as personagens. Esta análise permite que o leitor de Guimarães Rosa possa intuir a profundidade e originariedade do processo de humanização, a partir da qual as personagens de Rosa falam.
O livro de Amariles “Os Nomes de Rosa” se divide em três capítulos. O primeiro tem como referência o conto Cara-de-Bronze (Corpo de Baile) em que as personagens aparecem em ordem alfabética. O segundo capítulo ocupa-se de alguns contos de temática cigana do livro Tutaméia e o terceiro apresenta personagens de diversas outras narrativas.
Amariles Guimarães Hill é carioca, nascido em 1932. Formado em Letras Clássicas na Universidade do Brasil, é também mestre em literatura brasileira, pela Faculdade de Letras da UFRJ. Foi professor do ensino médio oficial, de cursos de extensão – oficiais e particulares – para professores. De 1966 a 1971 supervisionou a cadeira de literatura brasileira da PUC do Rio de Janeiro, transferindo-se, em 1974 para a Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Colaborou em suplementos literários e revistas especializadas, fez introduções críticas para dois romances de Esdras do Nascimento e os estudos e notas da Seletas de Clarice Lispector e Raul Bopp para a Editora José Olympio. Em 1976, publicou A Crise da Diferença: leitura das Memórias póstumas de Brás Cubas, sua dissertação de mestrado. Estudioso de Guimarães Rosa, publicou o ensaio Cara de Bronze na revista Navegações, de Literatura e Culturas de Língua Portuguesa – PUCRS e CLEPUL (Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa), Porto Alegre, v. 2, n. 2. pgs. 91-104.